MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Diferenciador de cédulas de dinheiro para deficientes visuais

Segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Última modificação: Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Usar a tecnologia para melhorar a vida de pessoas com deficiência. Esse é o objetivo do trabalho exposto por alunos do campus I na 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do CEFET-MG.
vision-dcPara as estudantes do curso técnico em Equipamentos Biomédicos Clara Nunes, Joyce Rodrigues e Maria Clara Avelar, dar autonomia e segurança a todos é fundamental. Elas criaram o projeto “Vision DC – Diferenciador de cédulas de dinheiro para deficientes visuais”, orientadas pelo professor Renato Zanetti.  O aparelho informa o valor das cédulas através de um alto falante ou fone de ouvido. “Cada nota tem uma marcação que ajuda a diferenciar, pelo tato, o valor. No entanto, com o passar do tempo, muitas delas ficam desgastadas, o que atrapalha a identificação”, explica Clara. O protótipo funciona identificando a cor das cédulas.

Maria Clara Avelar explica que a ideia do projeto surgiu de uma conversa com um deficiente visual. “Ele nos disse que uma de suas maiores dificuldades é lidar com dinheiro: ele não pode ir ao mercado sozinho sem ficar desconfiado ao receber troco ou pagar por algo”. Para Clara Nunes, a principal importância do projeto é a segurança que ele dá a pessoas com deficiência visual. “Nosso protótipo ainda é grande, mas pensamos em um mais discreto para facilitar o seu uso com segurança. Seria interessante, inclusive, a disponibilidade desse equipamento em comércios”, afirma a estudante.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG de 24/10/2017