Professores e estudantes de Divinópolis produzem máscaras de proteção facial
Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 30 de abril de 2020
A produção será doada a instituições de saúde, hospitais, Samu e Corpo de Bombeiros
Quarta-feira, 15 de abril de 2020, às 14h15
As máscaras de proteção facial estão sendo um equipamento indispensável a todas as pessoas em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e principalmente aos profissionais da saúde que atuam em condições de risco de contágio. Para ajudar a atender a necessidade na área da saúde, professores e estudantes do campus Divinópolis se uniram para a produção das máscaras.
A iniciativa é coordenada pelo professor Daniel Costa e pelos alunos e ex-alunos do curso de Engenharia Mecatrônica Cássio Barbosa, Gabriel Ferreira, Guilherme Gazzinelli, Lucas Henrique, Mauro Maia, Rômulo Júnior e Vinícius Alves. A equipe está produzindo os componentes para a confecção dos equipamentos com impressoras 3D, projetadas e construídas por eles próprios. A tecnologia de impressão 3D permite o compartilhamento de projetos e dá flexibilidade para seus operadores trabalharem em espaços distintos.
A ideia surgiu ao perceberem que a demanda pelas máscaras não estava sendo suprida. A produção será doada às instituições de saúde, hospitais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros e atenderá as cidades de Divinópolis, Nova Serrana, Congonhas e Entre Rios de Minas.
O ex-aluno Guilherme Gazzinelli explica que os estudantes envolvidos estão atuando voluntariamente, inclusive, custeando com os materiais da operação. Eles estão realizando as atividades em suas casas. Guilherme ressalta a importância da ação para os alunos e para a Instituição. “A gente conseguiu quebrar uma barreira, criando uma relação com órgãos de saúde da cidade. Mostramos que temos soluções para a área da saúde, que a gente pode colaborar, e ainda que o CEFET-MG está na região e pode colaborar também com as empresas”, destaca.
Ex-alunos criam aplicativo para auxiliar as empresas do ramo alimentício
A Fusion Tecnologia, formada por ex-alunos do CEFET-MG, lançaram a campanha “Minha Empresa Combate a COVID-19”, disponibilizando um check-list gratuito na plataforma Checkbits. O aplicativo visa auxiliar as empresas do ramo alimentício que ainda operam neste período de pandemia a estarem de acordo com as normas e recomendações dos órgãos de saúde e vigilância sanitária.
A solução são check-lists que guiam as empresas a avaliarem os diferentes setores, como cozinha, banheiro, insumos, transporte de alimentos, local de trabalho e delivery. Cada item é respondido se está ou não “Ok”; em caso de uma não conformidade, podem aparecer dicas que orientem a empresa. Ao final, uma nota é atribuída à empresa que respondeu. Se tudo estiver de acordo, ela ganha um selo indicando “Minha Empresa Combate a COVID-19”. A ideia, segundo Guilherme Gazzinelli, ex-aluno do CEFET-MG, é conscientizar empresários e colaboradores a adotarem todas as medidas possíveis para evitar uma transmissão em massa da doença.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG