CEFET-MG e UFSJ unidos para produzir álcool etílico 70%
Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Parceria se estabelece para o combate e prevenção à pandemia do coronavírus
Quarta-feira, 8 de abril de 2020, às 14h40

Com a rápida disseminação e contágio causados pelo novo coronavírus (COVID -19), o hábito de lavar as mãos tornou-se ainda mais importante. O álcool etílico 70%, conforme atesta o Conselho Federal de Química (CFQ), é um substituto para essa higienização e tem sido amplamente utilizado pelos profissionais de saúde.
Devido à escassez do produto no mercado e à consciência do papel social das instituições de pesquisa, desde o mês de março a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Divinópolis, está produzindo a substância (na forma líquida e em gel) e doando para as unidades públicas de saúde. Nesse sentido, o CEFET-MG campus Divinópolis se uniu ao trabalho e está colaborando com a criação de um componente mecânico que acelera a produção do álcool em gel. A expectativa é que, com o auxílio desse dispositivo, a produção passe de 40 para 100 litros de álcool em gel por dia.
O engenheiro eletricista Matheus Teixeira, servidor do CEFET Divinópolis, em pesquisa com o professor Renê Couto, docente responsável pelo laboratório de química da UFSJ e outros professores e laboratoristas das duas instituições estão participando do desenvolvimento do componente. Estão trabalhando em regime de turno 11 estudantes, nove técnicos e cinco professores na linha de frente, e outros colaboradores remotamente.
O planejamento da equipe é atender, em breve, outros municípios da macrorregião de Divinópolis e São João del-Rei.
Utilização do álcool em gel
Diante de dúvidas da sociedade e questionamentos encaminhados ao Conselho Federal de Química (CFQ) sobre os mais diversos assuntos relacionados à COVID -19, o órgão esclarece sobre o produto em seu site.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG