Grupo de professores do CEFET-MG cria Clube de Leitura virtual
Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 30 de abril de 2020
O primeiro encontro virtual do grupo está agendado para a próxima quarta-feira (8), às 15h, por meio do site Zoom
Segunda-feira, 6 de abril de 2020, às 14h29

O alto contágio do coronavírus (COVID-19) tornou importante que apenas serviços essenciais sejam mantidos e que a maior quantidade possível de pessoas permaneça isolada em suas casas. O objetivo é evitar uma explosão descontrolada no número de casos da doença e uma consequente sobrecarga do sistema de saúde.
Em meio a esse novo cenário e a repentina quebra de rotina, leitura tem sido uma poderosa aliada para preencher a mente e as horas que agora estão “sobrando”. Pensando nisso, um grupo de professores do Departamento de Linguagem e Tecnologia (Deltec) criou o @CEFETLENDO na rede social Instagram. O perfil, disponível desde o dia 24 de março, reúne atualmente 180 seguidores.
O livro “A metamorfose”, de Franz Kafka, foi o primeiro título sugerido para leitura coletiva pela professora de Português Fernanda Dusse. A obra traz uma metáfora impactante para o nosso contexto atual: numa manhã, o protagonista, Gregor Samsa, um caixeiro viajante, acorda transformado em um inseto e, por isso, é mantido preso em seu quarto, afastado do trabalho, da rotina e até mesmo da família.
A escolha da obra de Kafka está relacionada ao momento que a população de todo o mundo está vivendo. “A história nos ajuda a pensar nos desafios que encaramos neste momento, em que toda a humanidade se sente parte de uma distopia, presos em suas casas e percebendo o corpo do outro como potencial inimigo”, explica a professora.
Aos seguidores do perfil, pede-se que o título seja lido e que as impressões sobre a leitura sejam compartilhadas por meio dos comentários, imagens ou até mesmo performances em vídeos. Haverá ainda bate-papo sobre os livros, por meio de videoconferência, no site Zoom. A primeira está agendada para a próxima quarta-feira (8), às 15h.
Em breve os professores Luiz Lopes e Bruna Ferraz, participantes do projeto, farão suas indicações de leitura, além de outros educadores que estão interessados em participar. Inicialmente, a proposta do projeto é que haja no máximo dois títulos por mês, a fim de que haja tempo razoável para a leitura. A expectativa dos professores é que haja sugestões de leitura enviadas pelos alunos do CEFET-MG.
Mais que os debates sobre os livros sugeridos, no perfil @CEFETLENDO há ainda espaço para a leitura de poemas por professores do Deltec.
“Estimularmos a criatividade pode nos ajudar a lidar com a angústia, a traçar paralelos entre momentos e entre histórias e a nos sentirmos menos desesperados no período em que o futuro parece uma incógnita. Além disso, a literatura pode nos ajudar a refletir sobre o mundo que queremos construir quando este período de terror passar”, finaliza a professora.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG