MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Grupo de alunos cria painéis fotovoltaicos com resfriamento

Terça-feira, 5 de novembro de 2019
Última modificação: Terça-feira, 5 de novembro de 2019

Para demonstrar a eficiência e a viabilidade do uso de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica residencial, um grupo de quatro alunos do campus Leopoldina criou a maquete de uma casa, feita de isopor, com quatro painéis solares no telhado e apresentou o protótipo na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), realizada de 9 a 13 de setembro na cidade da Zona da Mata. A energia gerada pelos painéis alimentava dez leds, simulando a iluminação da residência-modelo. Adicionalmente, a proposta do grupo contemplou um sistema de resfriamento dos painéis fotovoltaicos, o que possibilitou um sistema mais eficiência de geração de energia elétrica.

Segundo a professora Kamila Peres, que orientou o trabalho, o uso de painéis solares para geração de energia elétrica está em grande expansão no Brasil e no mundo e compreender essa tecnologia é de extrema importância. “A necessidade de alteração da matriz energética representa o grande desafio do próximo século para reduzir a dependência de utilização de combustíveis fósseis, e introduzir o tema de energia renovável nos cursos técnicos e de engenharia é não só importante, mas necessário”, diz.

Premiação

O projeto “Análise da eficiência de painéis fotovoltaicos com sistema de resfriamento” foi premiado com o primeiro lugar na categoria “Processo e Produto” da META em Leopoldina, o que, para a orientador da pesquisa, foi motivo de orgulho para toda a equipe. “Toda a equipe participou ativamente em horários vagos e ficava horas no laboratório, diariamente, para concluir o trabalho. Mais que criar o protótipo, a equipe estudou as normas vigentes no país acerca da energia solar e fez uma pesquisa sobre os incentivos governamentais para implantação de painéis solares residenciais”, conta Kamila.

Os criadores do projeto são todos do 3º ano de Eletrotécnica: João Victor Nicácio, Hudson Ávila, Emmanuel Sousa e João Gabriel Araújo.

Fonte:  Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG