MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Participação do Cefet no Dia Nacional da Ciência

Quinta-feira, 11 de julho de 2019
Última modificação: Quinta-feira, 11 de julho de 2019

 

entrada crj

Dia Nacional da Ciência no Centro de Referência da Juventude.

A comemoração do dia Nacional da Ciência aconteceu no dia 06 de julho no Centro de Referência da Juventude na Praça da Estação em Belo Horizonte. O Cefet-MG participou do evento mostrando algumas pesquisas feitas dentro da instituição. A interação com o público presente foi uma marca de todos os trabalhos apresentados, envolvendo a participação dessas pessoas em diferentes atividades durante o evento. 

O grupo Enxurrada de Bits, coordenado pelo professor Sandro Dias, envolveu os visitantes com a Batalha de robôs em linha, a oficina de robótica e a oficina de cubo mágico.

 

 

O professor Ronan Rossi e equipe levaram as impressoras 3D de chocolate e a 3D produzindo brinquedos e peças em plástico e ainda um robô pescador.

                                                           

O Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC) levou os modelos de veículos desenvolvidos pelas equipes do Cefast Baja, Fórmula Cefast, Cefast aerodesign, Ecofet e Trincabotz.

Sob a coordenação dos professores Leonardo Gabriel e Sidney Maia, o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI), levou telescópios para observação de objetos distantes. Integrante da equipe, o professor Francisco Pazzini demonstrou a partir da lente de aumento, de espelhos e de câmera escura, como os telescópios funcionam.

A equipe CEFAST AeroSpace (integra as equipes Cefast e Gedai), coordenado pelo professor Geraldo Magela, levou os satélites didáticos dos tipos CanSat e CubeSat que são usados para explorar a prática de observação e realização de pesquisas na alta atmosfera. Os satélites construídos pela equipe participam de diversas competições nacionais e internacionais.

 

O Projeto SoFiA, coordenado pela professora Cláudia França, levou para o evento várias atividades de interação com o público infantil. Dentre elas, os objetos de aprendizagem: Comunidade Habitacional; Por dentro todos somos iguais!; Minhas Constelações; Ciência Enigmática; Cadeia alimentar; Astronomia; Ciência; e Epistemologia da Ciência.

O professor Conrado Rodrigues levou alguns tipos de concretos produzidos com resíduos de construção e demolição, representando parte do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Materiais sustentáveis. Já o professor Augusto Bezerra apresentou o concreto na perspectiva incorporada de resíduos industriais e agroindustriais em materiais à base de cimento (argamassas e concretos). Já, a professora Danielle Marra levou, para conhecimento dos visitantes, diversos materiais com propriedades antimicrobianas.