MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto realiza análise acústica de construções por meio de software

Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 30 de abril de 2020

Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do CEFET-MG simula em computador a análise do desempenho acústico de sistemas de pisos

Terça-feira, 7 de abril de 2020, às 13h18

O arrastar de móveis, um objeto caindo ou mesmo o barulho de passos no andar de cima podem ser tormentos para quem vive em apartamento. Para melhorar essa situação, entre as diversas regras que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece em sua Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15.575), está o desempenho acústico do sistema de pisos. Porém, a forma como é feita essa análise pode ser melhorada e é para torná-la mais prática e com menores custos que um projeto desenvolvido no CEFET-MG busca atuar.

A pesquisa “Análise do desempenho acústico de sistemas de pisos em edificações habitacionais por meio de simulações computacionais” está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, do campus II, pela mestranda Laísa Brandão, sob orientação do professor Rogério Cabral de Azevedo. O trabalho propõe a utilização de simulação computacional para análise do desempenho acústico e avaliação do atendimento aos requisitos estabelecidos pela NBR 15.575. “Esperamos obter métodos de simulação do desempenho acústico de pisos de edificações que forneçam resultados similares aos ensaios de campo recomendados pela Norma de Desempenho brasileira, possibilitando que diferentes sistemas construtivos ou alterações no ambiente possam ser avaliados ainda na fase de concepção das edificações, garantindo qualidade acústica para o sistema de pisos e redução de custos para o empreendimento”, explica Laísa.

A análise atualmente é feita in loco, no ambiente com as condições em que o usuário final irá receber, ou seja, já com a obra concluída. Isso, segundo Laísa, dificulta a tomada de decisões para situações alternativas ainda na fase de concepção. O que os construtores fazem, geralmente, é basear a avaliação do desempenho acústico de suas edificações em laudos anteriores, de edificações que adotaram o mesmo processo construtivo no sistema de pisos. “Considerando que o constante desenvolvimento tecnológico propicia a criação de novas soluções para materiais e processos, simulações de desempenho para os sistemas construtivos tornam-se importantes ferramentas para a garantia de qualidade ainda na fase de concepção do empreendimento”, afirma a mestranda. “Aplicadas ao desempenho acústico, essas simulações podem otimizar os processos de concepção dos projetos, reduzindo custos em outras fases da vida útil das edificações, como a construção, uso e operação”.

A banca de qualificação da pesquisa ocorreu em novembro de 2019, e agora Laísa e Rogério se dedicam a trabalhar as simulações no software, definindo, entre outros aspectos, as possíveis variações em um mesmo ambiente edificado, e analisando as orientações normativas, manuais e materiais complementares referente ao software utilizado.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG