Iniciativa de professor coloca coronavírus como aliado ao ensino em sala de aula
Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Trabalhos propostos antes da suspensão das atividades presenciais buscam trazer discussões atuais para a sala de aula
Segunda-feira, 13 de abril de 2020, às 15h07
A modalidade e-commerce será uma nova alternativa para evitar aglomerações? As empresas vão investir mais em responsabilidade social após esse momento crítico que estamos presenciando? Como ficarão as alterações nas relações de trabalho? Como interpretar as diversas relações existentes no âmbito homem-natureza e buscar soluções após momentos de pandemia? Essas são algumas das (muitas) questões que passam pela nossa cabeça em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mas são também algumas das questões que podem ser trabalhadas em sala de aula, aproximando o que está acontecendo no mundo com as discussões teóricas que são parte do currículo dos estudantes.
Quem afirma isso é o professor do CEFET-MG Clayton Costa, que vem trabalhando a temática com seus estudantes em Belo Horizonte. Antes da suspensão das aulas presenciais, em 16 de março, o docente propôs atividades relacionadas à COVID-19 em duas disciplinas, que deverão ser retomadas quando da volta às aulas.
As atividades foram propostas nas disciplinas de Geografia (para estudantes dos cursos técnicos em Informática e Redes de Computadores) e Análise Ambiental (para o curso técnico em Meio Ambiente). Para a disciplina de Geografia, os estudantes deverão elaborar um vídeo animado, contextualizando os conceitos geográficos “território”, “região”, “lugar” e “espaço” com os casos de COVID-19 em esfera mundial. Em Análise Ambiental, os grupos de alunos devem elaborar uma campanha publicitária sobre o coronavírus, trabalhando com as categorias “lugar”, “território” e “conflitos socioambientais”.
Como explica Clayton, os conhecimentos “exigirão dos estudantes uma pesquisa mais apurada para o entendimento das implicações do novo coronavírus” e poderão fazer com que conceitos “abstratos e de difícil compreensão, sejam contextualizados e compreendidos de forma mais didática, envolvente, atraente e desafiadora”. Através da atividade, ele espera que os alunos consigam discutir algumas questões: “Será que a geopolítica nos exigirá o repensar do espaço em esfera internacional a partir da pandemia?”, “Quais os desdobramentos da COVID-19 para o meio ambiente?”.
Trazer fatos recentes para discussão em sala de aula é essencial, segundo o professor Clayton Costa, para favorecer de forma positiva o ensino-aprendizado. “A discussão de eventos atuais pode ser considerada um importante instrumento didático para os professores não se aterem exclusivamente ao conteudismo”, explica. “É interessante aliar os fatos recentes, como o novo coronavírus, ao conteúdo, para que os estudantes sejam capazes de se posicionarem de forma crítica em quaisquer assuntos que a sociedade tem vivenciado”.
Além dessa iniciativa, o corpo docente da Coordenação de Geografia se reuniu, por videoconferência, no último dia 8, para discutir atividades para o retorno às aulas. As propostas, segundo Clayton, serão planejadas a partir das indagações surgidas acerca dos desdobramentos relacionados ao coronavírus.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG