Campus Araxá integra grupo que produziu protetores faciais
Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 30 de abril de 2020
Secretaria Municipal de Saúde recebeu 300 equipamentos de produção individual, que serão entregues à Santa Casa de Misericórdia
Quarta-feira, 8 de abril de 2020, às 8h28
Um grupo de desenvolvedores de Araxá entregou à Secretaria Municipal de Saúde 300 protetores faciais produzidos em impressoras 3D. Os equipamentos deverão ser usados pelos profissionais de saúde na Santa Casa de Misericórdia, hospital de referência para o tratamento de pacientes infectados pelo Coronavírus (COVID-19) no município.
O ex-aluno e ex-professor do campus Araxá do CEFET-MG, Guilherme Rosa, foi quem coordenou a ação. Ao saber, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que a cidade tinha uma demanda inicial de 300 protetores faciais, o engenheiro acionou parceiros locais para contribuir com a produção. Após estudos e testes sobre a fabricação das peças, foi feita a montagem de um protótipo para, em seguida, ter início a impressão dos equipamentos.
O campus Araxá integrou o grupo por meio dos professores Álvaro Britto Júnior, que é voluntário do Conselho da Santa Casa de Araxá, e Alexandre Dias Linhares, coordenador do curso técnico em Mecânica e responsável pelo processo de impressão. Os suportes utilizados nas máscaras foram produzidos pela impressora 3D do Núcleo de Desenvolvimento de Robótica do campus. Participaram também da ação impressoras de outras instituições de ensino, de empresas, além do poder público do município.
A diretora do campus Araxá, professora Birgit Yara Frey Riffel, explica que, para o CEFET-MG, é da maior importância poder contribuir com a sociedade. “Demonstra que a escola pública de qualidade tem muito a oferecer, basta que haja o reconhecimento pela sociedade e que os vínculos com a comunidade sejam fortalecidos, através de um sentimento maior de pertencimento entre a escola e a cidade”, afirma.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG,