Programação de jogos digitais é tema de pesquisa na Semana C&T
Quinta-feira, 3 de outubro de 2019
Última modificação: Quinta-feira, 3 de outubro de 2019
Construir material de apoio para desenvolver jogos digitais. Esse é o objetivo do projeto “Programação de jogos digitais: recursos para o ensino de programação”, desenvolvido pelo professor do curso técnico em Informática do campus Contagem Alisson Rodrigo dos Santos. Esse projeto foi desenvolvido para a apresentação na 15º Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece em todos os campi do CEFET-MG de 21 a 26 de outubro.
Segundo o professor, o projeto é uma demanda da comunidade escolar do campus desde a criação do curso em 2012. Um grupo de professores e alunos se organizou desenvolvendo estudos e eventos em torno do tema com o foco no desenvolvimento de softwares e jogos digitais. “O curso técnico em Informática é um ambiente rico para esse tipo de atividade”, ressalta Alisson.
Foi com a criação do grupo de pesquisa “Jogos para o Ensino de Ciências e História – CEFET/MG”, em 2018, e a game engine Unity3D escolhida para estudos e criação de jogos, que novas propostas foram tomando forma. O projeto atual vai nessa direção, permitindo que os estudantes tenham acesso a essa nova tecnologia e agreguem outros estudantes que têm interesse em compreender como esse tipo específico de software é desenvolvido.
Tutoriais, minicursos e palestras estão sendo desenvolvidos, e os bolsistas do projeto têm participado dos eventos de ensino e tecnologia. Para o professor, grande parte dos estudantes é consumidora de jogos digitais, e esse tipo específico de software tem uma alta capacidade de motivar e a possibilidade de incluí-los em sala de aula e em atividades de pesquisa. “Acreditamos que incentivar os estudantes a compreenderem como são desenvolvidas, pesquisadas, estruturadas e criadas as tecnologias que normalmente são consumidas passivamente é fundamental para construirmos uma sociedade crítica e consciente. É papel dos órgãos ligados a ciências e as tecnologias fomentarem esses trabalhos e seus espaços de divulgação. Por isso, a importância da participação na semana C&T”, conclui Alisson.
Fonte: Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG