MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Painel retrata história das profissões no CEFET-MG

Terça-feira, 24 de setembro de 2019
Última modificação: Quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Reinaugurado, ontem dia 23/09, o painel “Oficinas” no CEFET-MG, campus I. A pintura, uma obra de arte dos anos de 1950, conta um pouco a história dos cursos oferecidos pela instituição na época de sua criação. As imagens  representam as profissões ofertadas pela antiga Escola de Aprendizes e Artífices.

O evento, que contou com a presença de autoridades do MEC, diretores, artistas, funcionários e alunos, aconteceu no dia em que o CEFET-MG completou 110 anos. A instituição foi criada pelo Decreto nº 7.566, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes Artífices. Em 1978, passa a ser denominada como Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

 O painel

O painel foi produzido em 1958 pelo artista plástico João Guimarães Vieira por ocasião da inauguração da sede do CEFET-MG na Av. Amazonas, 5253, compõe a paisagem da Av. Amazonas e faz parte do imaginário do belo-horizontino. A obra inspirada nos traços do pintor Cândido Portinari simboliza os cursos ofertados pela Instituição à época, denominada Escola Técnica de Belo Horizonte.

 Restauração

Oficinas foi restaurado, pela primeira vez, em 1974 por Maria Auxiliadora da Silva Almeida; Posteriormente, em 1982 e, agora, em 2019 por Bruno Lombardi.
A obra foi executada com recursos provenientes da Fundação CEFETMINAS.