CEFET-MG marca presença em minicurso durante a 70ª Reunião da SBPC
Sexta-feira, 27 de julho de 2018
Última modificação: Sexta-feira, 27 de julho de 2018
Sobre o minicurso

Vivian Teixeira (FUNED), Sônia Miranda de Oliveira (CEFET-MG), Leila Caeiro (CEFET-MG), Carol Ferreira (FAPEMIG), Diélen Borges (UFU).
Dividido em 4 módulos, o minicurso aconteceu entre os dias 23 e 26 de julho. A coordenadora da CGDCT Sônia Miranda e a jornalista bolsista da Fapemig Leila Caeiro (CEFET-MG), ficaram responsáveis por ministrar o último módulo que discutiu o tema “Plataformas emergentes e novas ferramentas para contar histórias”. No primeiro módulo, ministrado por Carol Ferreira (FAPEMIG), foi discutido o tema “Por que investir na comunicação da ciência”. No segundo módulo, Diélen Borges (UFU) discutiu sobre “A importância da adaptação da linguagem”. O terceiro tema apresentado por Vivian Teixeira (FUNED) trouxe “O desafio da audiência”.
Durante todo o minicurso buscou-se discutir a importância da divulgação da ciência para o público não especializado, além dos desafios que se apresentam, hoje, para quem deseja realizar esse trabalho. Foram abordadas diferentes linguagens e plataformas de comunicação e de divulgação da ciência (áudio, vídeo e web), discutindo vantagens, limitações e especificidades de cada uma. Aspectos práticos e teóricos relacionados ao uso de cada dessas plataformas puderam ser discutidos com o público presente, proporcionando assim, uma troca de saberes e experiências que podem facilitar a busca por melhores resultados na divulgação de informação científica.
A Reunião da SBPC
A primeira Reunião Anual da SBPC aconteceu na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC, SP) entre os dias 11 e 15 de outubro de 1949. Os encontros, que atualmente chegam a reunir cerca de 15 mil visitantes de todo o País, são realizados prioritariamente em universidades ou institutos de pesquisa públicos. As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.