MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Química Forense e técnicas de investigação

Terça-feira, 22 de maio de 2018
Última modificação: Terça-feira, 22 de maio de 2018

Série: professores do CEFET-MG no Pint of Science 2018

js-_mg_8676

A Química Forense é um campo atraente para as pessoas que gostam de desvendar mistérios e de saber como aplicar os conhecimentos da química e toxicologia no campo legal ou judicial. A investigação exige o uso da inteligência e de técnicas para desvendar vários tipos de crimes. A professora Adriana Akemi, do departamento de Química do CEFET-MG, envolveu os participantes em uma conversa sobre o assunto, tornando o universo da química mais próximo do cotidiano das pessoas. O palco para essa conversa foi a Villa Floriano Pizzaria, que fez parte do Pint of Science 2018.

Para a professora, criar um espaço para mostrar o lado bom da química ao público não especializado é fundamental. “São muitas áreas de atuação do químico e, infelizmente, a química está muito associada com coisas ruins, produtos que fazem mal, desastres, acidentes mesmo, desastres ambientais e geralmente, o que é ressaltado é o lado ruim da química, conta ela. “Ao mesmo tempo, é importante, divulgar a ciência como uma forma de prestar contas à sociedade com relação ao dinheiro que é investido em pesquisas“, conclui ela.

csi1

 

 

Para abordar o tema, a professora distribuiu ao público várias pistas com diferentes possibilidades de colocar a Química como protagonista do CSI.O uso da expressão CSI é uma referência aos famosos seriados americanos sobre o trabalho investigativo de grupos de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia.Estes cientistas eram os responsáveis por desvendar crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.

 

 

 

Assim, de forma didática e divertida ela convocou a plateia para discutir sobre as diversas técnicas de análises químicas, bioquímicas e toxicológicas que são utilizadas para ajudar a compreender e até mesmo desvendar crimes, sejam assassinatos, roubos, envenenamentos e também adulterações de produtos e processos que ferem a lei. “A química pode ser aplicada em várias áreas do conhecimento que estão diretamente relacionadas com a sociedade. Na resolução de crimes e também, na autenticação de produtos, alimentos, bebidas, obras de arte, controle de dopagem no esporte”, complementa Adriana. A química forense trata-se de uma prática de investigação científica que se junta a outras áreas: científica (química e biologia) e a humanística (sociologia, psicologia, direito) para dar respostas às questões que são apontadas.