Dispositivo busca acelerar recuperação das sequelas do AVC
Quinta-feira, 16 de novembro de 2017
Última modificação: Quinta-feira, 16 de novembro de 2017
As pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) necessitam realizar fisioterapia para recuperar os movimentos do corpo, se tiver havido sequelas. Porém, a recuperação é lenta, monótona e exige uma dedicação muito grande. Pensando em um método de recuperação mais rápida, os alunos do 3º ano do curso técnico em Equipamentos Biomédicos desenvolvem um protótipo que utiliza o estímulo visual para acelerar a recuperação. O dispositivo eletrônico se chama Vicioterapia, que junto com a fisioterapia, auxilia na recuperação da força muscular de forma interativa com o paciente.
Esse protótipo foi apresentado na 27ª edição da Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (Meta) no CEFET-MG. O projeto “Vicioterapia – Protótipo interativo medidor de esforço para estimular a fisioterapia muscular” foi desenvolvido pelos alunos Ana Clara Carvalho, Carolina Araújo e Marcelo Simin com a orientação da professora Tálita Sono. “No curso, a gente aprende eletrônica, programação e anatomia. Juntamos esses conhecimentos para desenvolver esse projeto que será de utilidade para a sociedade”, explica Ana Clara.
O trabalho, além da apresentação na 27ª META, foi mostrado na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) que aconteceu no período de 31/10 a 04/11 no Expominas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG de 25/10/2017